Estrutura Curricular


1. PROPOSTA DE ESTRUTURA CURRICULAR
Conforme estabelecido no Edital de submissão do projeto, os Módulos que devem compor o curso, bem como os conteúdos a serem abordados são descritos a seguir.


1.1. MÓDULO I: Introdução ao EAD e ao CTAR.

  • Carga horária: 8 horas-aula presenciais e 22 horas-aula não-presenciais - 2 Créditos.
  • Conteúdos:
    • Introdução à Educação de Jovens e Adultos
    • Metodologia EAD
    • Ferramenta Moodle
    • Comunidade de Trabalho - Aprendizagem em Rede


1.2. MÓDULO II: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade

  • Carga horária: 22 horas-aula não-presenciais e 8 horas-aula presenciais - 2 Créditos.
  • Conteúdos:
    • Sujeitos da EJA
    • A identidade do educador e do educando de Educação de Jovens e Adultos
    • EJA como espaço facilitador de múltiplas aprendizagens
    • Mudança na vida dos sujeitos após o processo de alfabetização
    • Experiências em EJA


1.3. MÓDULO III: Políticas públicas de EJA

  • Carga horária: 27 horas-aula não presenciais e 8 horas-aula presenciais - 2 Créditos.
  • Conteúdos:
    • EJA no Brasil e no mundo a partir do contexto histórico
    • Legislação Federal
    • A educação na ordem constitucional brasileira; a LDB e as políticas para EJA
    • Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA
    • Resoluções do CNE
    • A formação dos profissionais da educação em EJA


1.4. MÓDULO IV: Aspectos pedagógicos da EJA

  • Carga horária: 32 horas-aula não-presencial e 8 horas-aula presencial - 2 Créditos.
  • Conteúdos:
    • Estratégias didático-pedagógicas para a EJA
    • A prática pedagógica escolar enquanto prática social
    • Concepções sobre alfabetização/EJA e suas respectivas metodologias
    • Metodologias de formação de leitores e práticas sociais de leitura e linguagens multimídia
    • Função social da leitura e da escrita da matemática e outros campos do conhecimento


1.5. MÓDULO V: EJA e o mundo do trabalho

  • Carga horária: 27 horas-aula não-presenciais e 8 horas-aula presenciais - 2 Créditos.
  • Conteúdos:
    • A cultura da Economia Solidária: princípios e valores
    • Economia Solidária articulada com outras políticas públicas que tenham foco na elevação da escolaridade, alfabetização e educação de jovens e adultos
    • Mundo do trabalho e currículo de EJA
    • Mundo do trabalho como eixo gerador da produção de outros conhecimentos.


1.6. MÓDULO VI: Projeto Integrado e Participativo em Educação na Diversidade

  • Carga horária: 22 horas-aula não-presenciais e 8 horas-aula presenciais - 2 Créditos.
  • Conteúdos:
    • Tecnologias Sociais Participativas
    • Protagonismo na diversidade
    • Mapeamento de dificuldades/potencialidades das redes locais
    • Gestão compartilhada e Planejamento intersetorial integrado
    • Consolidação do Plano de Ação Local
    • Avaliação de processos e resultados


Voltar
© 2012 EJA. Todos os direitos reservados.email: eja.cnt@gmail.com, fone: (31) 3409-7259Av. Antônio Carlos, 6627, CAD/FACE/UFMG - Sala 4097 - Campus Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901